Cartas Para Jane - Carta Escrita em 30 de Novembro de 2009


Cara Jane,


Hoje eu estive colocando em ordem algumas caixas e acabei por encontrar algumas cartas suas, enviadas há uns três anos, quando nós mudamos de escola e deixamos de estudar juntas.


Digo ‘três anos’ por contar a partir do final de nosso primeiro ano separadas, caso contrário, se eu levasse em consideração a primeira carta, seriam quatro anos, mas, como a carta a qual me referirei posteriormente é de setembro...


É engraçado como parece que tanto tempo ao mesmo tempo em que parece tempo nenhum... Tua letra continua a mesma, tal qual tu.


São tantos os segredos contados entre folhas de cadernos... Tantas alegrias compartilhadas... Tantos desabafos, revoltas, desilusões e tristezas! Tantas esperanças; conclusões. Tanta força passada pela escrita na impossibilidade de sê-lo feita pessoalmente.


Tenho comigo cartas do Primeiro Ano e Segundo Ano do Ensino Médio. No Terceiro Ano estavas tão ocupada lutando pelo teu sonho de ingressar em Medicina que nada tenho escrito por ti.


A carta a qual me referi acima é a seguinte:


Carta de Jane à Lizzie – Carta 01


Ela foi mandada por meio de nosso ‘correio especial’ e a recebi cerca de um mês depois do meu aniversário de quinze anos, em meados de setembro de 2006. E me chamou a atenção por causa desse pequeno trecho:



‘1° Eu tô na maior amizade com o Thomas, mas já quase desencanei desse daí. Só serve para ser amigo.


2° O irmão dele tá de quatro por mim, mas eu não gosto dele porque ele é infantil; idiota; mamão e feio. Resumindo: é HOMEM.’



Querida Jane, como o mundo dá voltas! Quem imaginava que eu conheceria o irmão do Thomas e por ele sofreria três anos depois? Ri até as lagrimas quando vi essa carta. Não poderia ter prova melhor de que nossos destinos estão entrelaçados?


Bem sei que o conhecias antes de mim, mas nunca o relacionei a esta carta. Para falar a verdade, nem me lembrava bem do conteúdo delas, por isso as estava relendo.


Irmãzinha, como eu sinto saudades de ti. Tenho tanta coisa para te falar! Saudades das nossas conversas, risos e promessas feitas em vésperas de Ano-Novo! Espero que nessas férias possamos ‘acampar’ uma na casa da outra.